quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

2ª Semana - Campo Elétrico

Campo Elétrico

É uma forma de explicar a influência ou a interferência da força eletroestática entre cargas. A força eletroestática exercida sobre uma das cargas deve-se portanto ao campo elétrico criado no local da carga considerada por outras cargas.


Definição de Campo Elétrico

O campo elétrico E é definido, em qualquer ponto, em termos da força eletroestática F que seria exercida sobre uma carga teste positiva q0, colocada naquele ponto:

Linhas do Campo Elétrico
As linhas do campo elétrico fornecem um meio de visualizamos a direção, o sentido e o módulo do campo elétrico. A separação das linhas do campo em qualquer região é proporcional ao módulo do campo elétrico naquela região. As linhas de campo se originam sobre cargas positivas e terminam sobre cargas negativas.
Campo Elétrico criado por uma carga puntiforme

O módulo do campo E criado por uma carga puntiforme q a uma distância r da carga vale:


O campo elétrico E aponta radialmente para fora da carga puntiforme se ela for positiva e radialmente para dentro da carga puntiforme se ela for negativa.


Dipolo Elétrico

Um dipolo elétrico consiste em duas partículas com cargas de mesmo módulo q mas de sinais opostos, separadas por uma distância pequena d. Seu momento de dipolo p tem módulo qd e aponta da carga negativa para a positiva.



O momento do dipolo elétrico é a medida da polaridade de um sistema de cargas elétricas.



Dipolo em um Campo Elétrico

Quando um dipolo elétrico de momento de dipolo p é colocado num campo elétrico E, o campo exerce um torque 𝜏 sobre o dipolo.

𝜏 = 𝑝×𝐸 = 𝑝.𝐸.senθ [𝑁.𝑚]


Multiplicação vetorial entre momento de dipolo e campo elétrico.



Dipolo Elétrico em um Campo Elétrico Uniforme.

Para um campo elétrico uniforme:


Dipolo Elétrico num campo elétrico gerado por um carga elétrica



Energia Potencial do Dipolo
O dipolo tem energia potencial U associada à sua no campo:

𝑈=−𝑝∙𝐸 [J]

Essa energia é definida como nula quando p é perpendicular a E; a energia é mínima quando p está alinhada com E na mesma direção (U = -p.E), mas quando p está alinhado com E em direção oposta, a energia é máxima (U = pE).

𝑈=−𝑝.𝐸.𝑐𝑜𝑠𝜃 [J]

𝜃 = â𝑛𝑔𝑢𝑙𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑟𝑒çõ𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑝 𝑒 𝐸 (𝑒𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑢).

Referências
[1] TIPLER, Paul A.: Física Para Cientistas e Engenheiros – Volume 2: Eletricidade e Magnetismo e Ótica. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
[2] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.. Fundamentos de Física – Volume 3 – Eletromagnetismo. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

Lista de Exercícios




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

1ª Semana Carga Elétrica

Aula 1
Carga Elétrica

É uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Convenciona-se a existência de dois tipos de carga, a positiva e a negativa, que, em equilíbrio, são imperceptíveis.
O corpo ou a matéria é constituída por átomos que são compostos por prótons, elétrons e nêutrons. 



Um corpo é carregado com cargas quando há uma diferença do número elétrons em relação ao número de prótons. Se um corpo tem mais elétrons do que prótons, então o corpo está carregado negativamente. Se for ao contrário o corpo está carregado positivamente.

A carga Elementar

A carga elétrica é quantizada: qualquer carga pode ser escrita como ne, onde n é um inteiro positivo ou negativo, e e é uma constante da natureza chamada carga elementar (e = 1,60.10^-19 C). A carga elétrica é conservada: a carga líquida (soma algébrica) de qualquer sistema isolado não pode variar.